terça-feira, 18 de maio de 2010

Iniciação de Atletismo.

A iniciação pode ser compreendida como a introdução de um comportamento novo que demande habilidades específicas de pensar, sentir e agir.

O Atletismo pode ser considerado o esporte-base, por sua capacidade de testar todas as características básicas em três tipos de provas: individuais que são as corridas, os saltos e os lançamentos e pelo desenvolvimento dessas habilidades serem essencialmente necessárias para a prática de outras modalidades esportivas.

Para Costa (1992) o atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "pré-atletismo", onde, numa primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos correr, saltar e lançar; e numa segunda fase, mantêm-se os da primeira, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do Atletismo.

Na fase de iniciação, o ideal é oferecer um grande número de oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras variadas, pois se proporcionarmos ao aluno iniciante, experiências motoras em corridas, equilíbrio, lançamentos, saltos, etc., estaremos munindo-os com qualidades motoras que poderão ser utilizadas em todos os desportos coletivos. E como as crianças aprendem melhor com práticas concretas, as atividades a serem desenvolvidas para a vivencia de habilidades, devem ser de forma lúdica com ou sem bola, tais como piques com mudanças de direção, com formação de grupos; brincadeiras de correr, saltar, lançar e brincadeiras que combinem esses fundamentos (FERREIRA, 2001).

Segundo Oro (1984) “a iniciação do atletismo constitui a primeira fase do processo ensino-aprendizagem para as formas esportivas de caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar, utilizadas no atletismo convencional” e Bragada (2000), afirma que o atletismo na Escola deve proporcionar vivências e experiências iniciais que são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades motoras em crianças e jovens.

Referencias Biograficas

FERREIRA, Henrique Barcelos. Iniciação esportiva: uma abordagem pedagógica sobre o processo de ensino-aprendizagem no basquetebol. Campinas,2001 .

ORO, Ubirajara. Enfoques pedagógicos da iniciação ao atletismo. In: Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes.1ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A, 1984.

COSTA, André. Atletismo. In: Educação Física na escola primária. Volume II Iniciação Desportiva. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1992.

BRAGADA, José. O Atletismo na Escola: Proposta programática para abordagem dos lançamentos “leves”. Horizonte - Revista de Educação Física e Desporto, vol XVII, nº 99, Jun-Jul 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário